Por Assessoria de Comunicação Institucional em 30 de julho de 2024
Clusters nodulares (CNs) é uma via morfogenética bastante empregada na propagação in vitro e têm demonstrado sucesso na regeneração de brotos de Bromeliaceae (família do abacaxizeiro). Essa via tem sido responsiva em diversos tipos de explantes cultivados com os reguladores de crescimento auxinas e citocininas. Além desses reguladores de crescimento, outro grupo hormonal que pode exercer papel nos CNs, são as poliaminas, dentre essas a putrescina.
Pensando nisso, surgiu a pesquisa “Potencial da putrescina na indução de clusters nodulares de abacaxizeiro ‘Turiaçu’: Caracterização Anatômica”, de Vitória Karla de Oliveira Silva, sob a orientação do Prof. Dr. Fabrício de Oliveira Reis, fruto do Mestrado em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão. A pesquisa foi uma das premiadas no VII Prêmio Emanoel Gomes de Moura de Teses e Dissertações da Uema.
“A ideia da pesquisa surgiu por meio de buscas na literatura, vimos que os clusters nodulares é uma via morfogenética que permite uma alta regeneração in vitro de plantas, mas especificamente em bromélias e decidimos testar diferentes reguladores de crescimento para induzir esta via aliado a isto. O trabalho faz parte das diferentes estratégias para garantir a eficiência na micropropagação do Turiaçu, pois são poucos estudos até o momento para a cultivar, que é nativa do estado do Maranhão, além disso, gerar conhecimento científico que servirá de base para estudos futuros”, explicou Vitória.
Dessa forma, a pesquisa teve o intuito de estudar combinações 6-benzilaminopurina (BAP) e putrescina (PUT) na indução e caracterização morfoanatômica de clusters nodulares em abacaxizeiro cv. ‘Turiaçu’.
“A pesquisa contribuirá para geração de conhecimento sobre esta nova via morfogenética em abacaxizeiro cv. ‘Turiaçu’ e tais descobertas permitirão elucidar o entendimento sobre a indução e regeneração nesta rota morfogenética (CNs) e beneficiará a produção eficiente de mudas de abacaxizeiro cv. ‘Turiaçu’”, destacou.
O experimento foi conduzido em laboratório, no qual brotações de abacaxizeiro ‘Turiaçu’ previamente estabelecidas in vitro foram utilizadas. A partir das brotações foram obtidos segmentos foliares entre a terceira e a sétima folha das plantas, sendo estes cortados transversalmente com aproximadamente 1 cm, considerando a base foliar. Quatro segmentos foliares foram inoculados em placa de Petri contendo 25 mL de meio MS, suplementados com 100 mg L-1 de mio-inositol, 30 g L-1 de sacarose, 4 µM ANA, duas concentrações de BAP (0 e 8 µM) e três concentrações de putrescina (PUT, 0, 100 e 1000 µM) foram adicionadas por filtroesterilização, a depender do tratamento. O meio foi solidificado com 2,0 g L-1 de Phytagel, o pH foi ajustado em 5,7 ± 0,1, e autoclavado a 121°C a uma pressão de 1,5 atm, por 15 minutos. Após isso, as placas foram transferidas sala de crescimento no escuro por sete dias com temperatura de 25 ± 2ºC, umidade relativa de 60% e posteriormente foram transferidas para condições luminosas. Aos 45 dias as placas foram avaliadas.
Os resultados demonstram que segmentos de foliares induzidos em meio de cultura suplementado com 4 μM de ANA, 8 μM BAP e 100 μM de PUT resultaram em uma taxa de indução de 56%, com formação de microbrotos via CNs, maior comprimento e número de folhas/microbroto. Os estudos morfoanatômicos revelaram que em 8 μM BAP e 100 μM de PUT os CNs apresentaram tamanho volumoso, microbroto com folhas, e desenvolvimento de novas folhas ao longo da base do explante, e a formação de meristemóides com células pequenas dispostas em espiral.
“Os resultados indicam que auxinas e citocininas combinadas com putrescina exógena são eficientes para indução de CNs, e os estudos morfoanatômicos foram essenciais para caracterizar os eventos desta rota morfogenética pela combinação destes reguladores de crescimento, demonstrando que a aplicação de putrescina exógena é eficiente na regeneração por cluster nodulares”, frisou Vitória.
Para Vitória a pesquisa foi um desafio, uma vez que a via morfogenética estudada tem muitas peculiaridades. “Precisei mergulhar de fato na literatura para compreender a minha pesquisa. Vale ressaltar que nosso estudo serviu de base para outros que estão sendo desenvolvidos no momento, como a propagação em massa de plantas de abacaxi em outros sistemas de cultivo, e criopreservação de variedades de abacaxi. Aprendi sobre propagação in vitro, vias morfogenéticas, anatomia, e para além destas técnicas aprendi que a pesquisa se faz com muitas mãos, com o foco sempre em trazer resultados para a sociedade, pois este é o papel do pesquisador. Saí desta pesquisa como uma profissional melhor e mais capacitada”, realçou.
Segundo o Prof. Fabrício, que orientou a pesquisa, “as informações obtidas com esse estudo poderão auxiliar na elucidação e entendimento da indução e regeneração na rota morfogenética de CN e beneficiará a produção eficiente de mudas de abacaxizeiro ‘Turiaçu’”.
Prêmio Uema de Teses e Dissertações
A pesquisa foi uma das premiadas no VII Prêmio Emanoel Gomes de Moura de Teses e Dissertações da Uema e para Vitória “receber este prêmio renova nossas forças para continuar nossas pesquisas e reforça que o trabalho desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Agroecologia e o grupo de pesquisa do Laboratório de Cultura de Tecidos – LCT tem dado frutos”.
O professor Fabrício destacou que “o prêmio vem fornecer estímulos e motivações para a construção de teses e dissertações cada vez mais interessantes e com alto nível acadêmico para os mestrandos e doutorandos da Uema, o que será sempre bem-vindo, especialmente a uma altura em que tem reduzido o interesse dos jovens em se qualificar e se tornarem cientistas em nosso país”.
Por: Paula Lima
A second gambler has come forward and admitted their role in a sports betting scheme involving former NBA player Jontay Porter.Mahmud Mollah on Wednesday pleade
Finding the best gambling sites isn’t just about flashy ads or big promises – it’s about real entertainment, airtight online security, and rewards
Sign up for the daily Inside Washington email for exclusive US coverage and analysis sent to your inboxGet our free Inside Washington emailWith just days until
P.S. 166 in Astoria via Google Maps and inset photo via Facebook Oct. 30, 2024 By Bill Parry A former PTA president at an Ast